Fonte: https://magazine.zarpo.com.br/maranhao-sao-luis-lencois-maranhenses/

O Maranhão surpreende em todos os sentidos! O estado é capaz de encantar todos os turistas com suas belezas naturais, rica história e marcante identidade cultural.

Prova disso são os Lençóis Maranhenses, uma das mais belas paisagens do país, presente nos planos de muitos Viajantes. A dica também é visitar São Luís, a capital do estado. Juntos, os dois destinos formam um roteiro único.

Reunimos dicas para aproveitar ao máximo o que o Maranhão tem a oferecer. Seja para um roteiro que inclua os dois destinos ou uma viagem para apenas um deles, confira as dicas abaixo para os melhores passeios, restaurantes e hospedagem.

 

Guia prático de viagem: conheça os Lençóis Maranhenses

Ah, os Lençóis Maranhenses… O verdadeiro paraíso nacional! É normal que haja muitas dúvidas sobre a viagem. Deixe a Zarpo Mag responder algumas delas abaixo:

Onde ficam os Lençóis Maranhenses?

Conhecer os Lençóis Maranhenses significa conhecer o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, localizado a 270 km de São Luís. quase 5 horas de carro. O parque tem uma área total de 155.000 hectares (maior que a capital São Paulo!) e além de ser um ótimo ponto turístico, visa preservar esse ecossistema.

Como chegar nos Lençóis Maranhenses?

Para chegar às cidades-base e conhecer Lençóis, o melhor caminho é por via terrestre a partir de São Luís. A variedade de vans e transfers privativos é grande e você só precisa escolher seu destino de hospedagem: Barreirinhas, Atins ou Santo Amaro.

Quando ir aos Lençóis Maranhenses?

É possível visitar o parque nacional inteiro. Visitar o ano todo, mas o cenário que todos os turistas querem encontrar são as lagoas cheias. Então a época ideal para visitar os Lençóis é de julho a agosto, após os meses chuvosos que geralmente vão de fevereiro a maio.

Como são os passeios nos Lençóis Maranhenses?

Os passeios podem ser cansativo, mas eles definitivamente valem o esforço. Antes de concluir um passeio, informe-se sobre o acesso se houver caminhadas mais desafiadoras. Eles são realizados apenas em veículos 4×4 autorizados a entrar no parque nacional. Não é possível visitar a atração por conta própria.

Qual cidade escolher?

Veja abaixo mais informações sobre as três cidades onde você pode se hospedar para conhecer os Lençóis Maranhenses. Cada um tem um perfil e um roteiro diferente.

Barreirinhas

Em 4 horas de carro, Barreirinhas é um destino popular para os turistas conhecerem os Lençóis Maranhenses

Barreirinhas é a capital escolhida pelos turistas. Para chegar de São Luís são cerca de 4 horas de carro, mas em um caminho tranquilo, todo pavimentado.

Por ser mais frequentado, o destino conta com uma infraestrutura turística completa com ampla oferta de hospedagem, comércio e viagens agências. Porém, Barreirinhas fica um pouco mais distante do parque nacional, e cada passeio é mais demorado, com muita agitação no 4×4.

O Circuito Lagoa Bonita e o Circuito Lagoa Azul, que combinam várias lagoas em mesmo passeio, são os mais cobiçados. Para uma experiência de alta altitude, o viaduto monomotor garante uma visão incomparável das dunas. Com mais dias disponíveis, vale a pena andar de quadriciclo, nadar no Rio Formiga e fazer um passeio de barco no Rio Preguiça.

 

Atins

Uma opção mais rústica com atrativos turísticos exclusivos, Atins é outra opção no Maranhão

Para conhecer Atins, você pode fazer um passeio de um dia saindo de Barreirinhas, mas ficar no destino é a melhor opção para aproveitar tudo as vantagens que oferece.

Vindo de São Luís, passe por Barreirinhas e depois pegue um barco até a foz do Rio Preguiça. Outra opção é ir de veículo 4×4, mas com um caminho mais longo e acidentado.

A cidade mais rústica entre as opções para curtir os Lençóis Maranhenses, Atins está situada entre o rio, a praia e os Lençóis. Conheça lá a Lagoa das Sete Mulheres, a Lagoa da Capivara e a Lagoa Tropical, que são mais exclusivas se comparadas às de Barreirinhas.

Aposte no kitesurf, além do parque nacional, vale apostar, já que a cidade é famosa pelo esporte. E não deixe de provar os camarões grelhados no Restaurante da Luzia, que se tornou praticamente um ponto turístico local.

Onde ficar em Atins? O Vila Aty Lodge tem uma localização central na cidade e a 200 metros da praia. A pousada conta com restaurante com café da manhã incluso, piscina, bar, aluguel de equipamentos de praia e assistência com aluguel de passeios.

 

Santo Amaro

Você já ouviu falar que a beleza transcende as distâncias? É o caso da charmosa cidade de Santo Amaro!

Há quem diga que Santo Amaro tem as mais belas lagoas dos Lençóis Maranhenses. No entanto, o acesso à cidade é mais difícil e o último trecho deve ser percorrido com um 4×4. Lá o percurso de São Luís leva pouco mais de 4 horas.

O que o turista vai encontrar é uma joia escondida com pouca infraestrutura mas com belas lagoas que permanecem cheias por mais tempo (até outubro, dependendo da época). . Além disso, a proximidade com o Parque Nacional encurta significativamente o percurso dos passeios.

Um dos passeios mais populares é o da Lagoa das Emendadas com 4 horas de caminhada, mas com várias paradas para banho ao longo do caminho . Visite também a Lagoa da Andorinha, Lagoa da Gaivota, Lagoa do Espigão e Lagoa da Betânia.