O que fazer nos Lençóis Maranhenses
Em Barreirinhas:
• Circuito da Lagoa Azul – É a atração mais visitada das Unidades de Conservação. Após 12 km de trilhas na restinga, o passeio continua pelo campo de dunas em uma trilha de aprox. 02km. Ao longo do caminho, os visitantes podem conhecer a Lagoa da Preguiça, a Lagoa da Esmeralda, a Lagoa Azul e a Lagoa do Peixe, o único reservatório que possui água o ano todo. Este atrativo é o único que permite o acesso com veículo trator às margens da Lagoa da Preguiça, mas apenas para visitantes com mobilidade reduzida e após consulta prévia e obtenção de alvará da Administração do Parque Nacional.
• Circuito da Lagoa Bonita – O atrativo está localizado a 15 km de Barreirinhas e tem nível de dificuldade médio, pois é preciso escalar uma duna íngreme com cerca de 30 metros de altura. Há uma corda para facilitar a subida. Mas o esforço é recompensado com a bela vista tanto do campo de dunas quanto da vegetação adormecida do parque nacional. Após a subida, o visitante percorre algumas centenas de metros até a Lagoa Bonita. Nessa atração também é possível visitar a Lagoa Clone, batizada com esse nome porque ali foram filmadas cenas da novela O Clone, da Rede Globo.
• Lagoa da Esperança – É a interrupção do curso do Rio Negros pelo encontro com o campo de dunas. Desta forma, esta lagoa é perene e não se localiza no interior do campo de dunas, mas sim à margem do mesmo. Desta forma também é possível caminhar pelo campo de dunas. Sendo perene, este lago é ideal para visitar na estação seca, quando os lagos das outras atrações estão secos. A Lagoa da Esperança é o limite geográfico entre os municípios de Barreirinhas e Santo Amaro.
• Atins – A vila de Atins está localizada em frente ao estuário do rio Preguiças, fora do parque nacional, mas muito perto, para que você possa caminhar facilmente pela praia, restingas, dunas e campos. A vila tem uma estrutura simples e é procurada por visitantes que buscam tranquilidade e contato mais próximo com a natureza e a comunidade local. Esportes como kite surf, windsurf, caiaque, stand up paddle, passeios de bicicleta e surf podem ser praticados em Atins, entre outros.
• Canto dos Lençóis – Localizado no Parque Nacional, o Canto dos Lençóis, anteriormente chamado de Canto do Atins, é uma pequena vila fundada por pescadores tradicionais. Tem uma bela vista para o campo de dunas e fica perto da praia. A cidade não tem energia elétrica, mas há restaurantes comunitários que servem comidas típicas e oferecem acomodações básicas. É uma ótima base para iniciar o trekking e atravessar o campo de dunas até o município de Santo Amaro.
• Foz do Rio Negro e lagoa Verde – A rota até a foz do Rio Negro passa pela praia do parque nacional e sai do Atins. O encontro do Rio Negro com o mar é a principal atração, onde o visitante pode se banhar nas pequenas cachoeiras à beira-mar. Esta atração está disponível apenas quando o Rio Negro estiver funcionando, portanto, verifique com a gerência ou a recepção local com antecedência. No percurso também é possível visitar algumas lagoas entre as dunas como a Lagoa Verde perto da praia, fica a 30 minutos a pé pelo campo de dunas e fica com água a maior parte do ano.
Em Santo Amaro:
• Lagoa da Gaivota – É a principal atração do município e é considerada a mais bela paisagem do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A Lagoa da Gaivota situa-se numa zona de nidificação de gaivotas, o que permite observar as aves. Também fazem parte do roteiro as lagoas de Andorinha, Cajueiro e Maçarico, próprias para a prática de kitesurf. No caminho para a atração você pode ver o Lago de Santo Amaro. O acesso pode ser feito a pé ou em veículo 4×4 credenciado pelo parque.
• Lagoa da Betânia – Tal como a Lagoa da Esperança, é um curso fluvial interrompido pelo campo de dunas. O atrativo está localizado na cidade de Betânia, que oferece alguns serviços básicos. A variação das cores da água e a paisagem com o campo de dunas ao fundo tornam a visita a este atrativo uma experiência única.
• Lagoa das Emendadas – Acessíveis apenas a pé, existem vários lagos de dunas intermediários (dentro do campo de dunas) que se conectam e atingem uma extensão de vários quilômetros. Sendo um atrativo dentro do campo de dunas, permite ao visitante ter uma dimensão do tamanho das folhas maranhenses.
• Praia da Travosa – Localizada perto da aldeia de Travosa, uma comunidade piscatória, a praia de Travosa tem uma grande extensão com o campo de dunas ao fundo. Em abril, é realizado um campeonato de surf na região.
Zona Primitiva:
• Queimada dos Britos e Baixa grande – Localizados no campo de dunas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, esses dois trechos de vegetação de restinga são verdadeiros oásis e um refúgio perfeito para quem deseja caminhar pelos Lençóis Maranhenses.
De acordo com o zoneamento dos Parques Nacionais, essas regiões são a Zona Primitiva, onde as visitas só podem ocorrer com impacto mínimo. Desta forma, é proibido realizar passeios turísticos ou visitar o local com veículos motorizados de qualquer tipo.
No entanto, vivem no local cerca de 30 famílias que, e só elas, estão autorizadas a viajar em motor veículos por motivos de proteção da vida e transporte de pessoas, alimentos e materiais.
• Trekking / Travessia dos Lençóis Maranhenses – É sem dúvida o melhor atrativo da unidade! As caminhadas, que duram até 5 dias, são realizadas pela praia e pelas dunas, com banhos nas lagoas para refresco. As pernoites são realizadas nas comunidades e são uma ótima experiência de interação com os povos tradicionais.
Os oásis oferecem a maior variedade de vegetação e aves do parque nacional e possuem lagos para banho quase o ano todo, tanto no interior quanto no campo de dunas.
É obrigatório a contratação de motorista visitante (guia credenciado). para cruzar os Lençóis Maranhenses uma vez que você tenha acesso à Zona Primitiva das Unidades. É muito fácil se perder no campo de dunas, na maioria das vezes não há sinal de celular e em muitos lugares passam dias sem passagem de pessoas.
Você é responsável pela sua segurança, não se aventure no atravesse os Lençóis Maranhenses se não tiver certeza se possui todos os requisitos físicos necessários.