Fonte: https://www.trilhadojerico.com.br/destinos/lencois-maranhenses/
No litoral leste do Maranhão está o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que inclui os municípios de Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão, Primeira Cruz e Humberto de Campos. Uma paisagem única de dunas de areia branca e inúmeras lagoas de águas cristalinas criadas pela ação da chuva, os Lençóis Maranhenses garantem suas mais belas paisagens. Não é à toa que sobrevoar o parque é uma experiência incomparável: as lagoas se estendem por praticamente toda a área e formam um quadro deslumbrante. Algumas delas, como a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita, são as mais visitadas não só pela beleza, mas também pelo banho inesquecível. Outra atração imperdível da região é o Rio Preguiças. Sinuosa e rica em afluentes, é responsável pela divisão das dunas em Grandes Lençóis e Pequenos Lençóis, onde se localizam as vilas de pescadores de Caburé, Atins e Mandacaru. Você pode passear pelas dunas de folhas pequenas até a praia isolada de Caburé, descer o rio Preguiças de barco e visitar o farol de Mandacaru para uma das mais belas vistas da região. Os principais portões de entrada do Parque dos Lençóis, Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão, possuem uma hospitalidade que faz as delícias de quem conhece a região.
A área do parque é de 1.550 Km² um pouquinho maior que a cidade de São Paulo com 1523 Km².
O parque se tornou uma unidade de conservação Federal em 02 de junho de 1981 (Decreto Lei nº 86.060).
PORTAL DE ENTRADA
O principal portal de entrada para o Parque é a cidade de Barreirinhas.
A data de fundação é por volta de 1850, a partir desta data foi fundada a freguesia de Nossa Senhora de Barreirinhas pela Lei Provincial n. 481 de 18 de junho de 1858. Em março de 1938, Barreirinhas foi elevada à categoria de cidade.
De Barreirinhas você pode fazer as principais trilhas do Parque, incluindo os grandes Lençóis e os Pequenos Lençóis, que deram origem na região do Rio Preguiças (Vassouras, Caburé e Paulino Neves).
POPULAÇÃO
A população que envolve a região dos Lençóis Maranhenses é de 147.894 habitantes (IBGE 2006), em Barreirinhas a população estimada é de 60.588 (IBGE 2015).
CLIMA
O clima na região dos Lençóis Maranhenses é tropical, sendo temperatura mínima de 22,7º C (72,9º F) e máxima de 31,8º C (89,2º F).
O período de chuvas é de Janeiro a Julho. O período entre Maio e Agosto é onde encontramos as lagoas no Parque.
ELETRICIDADE
Voltagem: 220V
ROTA DAS EMOÇÕES – O QUE SABER E DICAS
Rota das Emoções é um bom resumo do nosso incrível Nordeste brasileiro. Essa região abençoada é um daqueles lugares do mundo que atrai todo tipo de turistas, brasileiros e estrangeiros, sejam quais forem seus gostos, pois reúne diversos atrativos tão belos que ganharam destaque nacional e internacional. As atrações são inúmeras: muito sol em suas praias paradisíacas abrigadas por altos coqueiros, mar cristalino, dunas de areia dourada, flora e fauna ricas e únicas, gastronomia típica e variada e muitos sítios históricos e culturais classificados como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
São tantas coisas para ver e lugares para visitar que o Sebrae e o Ministério do Turismo se uniram a prestadores de serviços turísticos de Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara para criar um projeto para turistas que buscam reunir alguns dos destinos mais incríveis do Nordeste. em uma viagem. Esta rota única, considerada uma das melhores e mais estruturadas do Brasil, inclui três estados (Ceará, Piauí e Maranhão) e cerca de dez municípios, como Delta do Parnaíba, Lençóis Maranhenses, Jericoacoara, São Luís, Fortaleza, Barra Grande, Tutóia , entre muitos outros. O resultado foi uma viagem dos sonhos para todo turista montando um pacote com lençóis do Maranhão e Jericoacoara e muitas outras atrações para descobrir entre os dois.
A viagem pode começar ou por São Luís, no estado do Maranhão, ou em Fortaleza, no Ceará.
Recomendamos fazer a Rota pelo circuito o qual a natureza proporciona vento / mare / sol – do leste para oeste CEARA / PIAUI / MARANHÃO fazendo o Roteiro nessa sequencia poderá esta em locais e horários perfeitos para revoadas e lindos por do sol que vai esta a sua frente e não ao contrario da Rota .
ATINS
Atins é a melhor praia do Maranhão. A vila, a 1 hora de barco de Barreirinhas, é cercada por maravilhas naturais: o Oceano Atlântico, o Rio Preguiças e os Lençóis Maranhenses.
A praia de Atins não é das mais azuis e cristalinas. É a atmosfera do lugar que faz o título. São os deliciosos restaurantes, as exóticas barracas de praia, as ruas de areia e o mais importante, os moradores incrivelmente hospitaleiros que fazem de Atins uma praia para ser lembrada para sempre. E para incluí-lo nos melhores roteiros de viagem do Brasil
Localizado na foz do Rio Preguis, Atins é o ponto de partida para uma das aventuras mais incríveis do mundo. Com uma paisagem única que mistura dunas e lagoas cristalinas a perder de vista, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses abriga as vilas de pescadores de Baixa Grande e Queimada dos Britos. Areia e essas comunidades recebem viajantes para dormir em redes. A travessia completa leva 3 dias.
O trekking nos Lençóis Maranhenses também é possível e vai de Atins à Baixa Grande. Você tem que dirigir veículos 4×4 até a foz do Rio Negro. Recomendamos um quadriciclo para quem não quer caminhar.
De lá transportamos a bagagem até os carregadores. Continuamos caminhando pelas dunas, tomando banho em lagos e vendo paisagens incríveis.
Uma dica importante para este 1º dia é não descuidar do protetor solar. Por causa do caminho até a foz do Rio Negro, você começa a andar um pouco mais tarde e o sol pode ser um grande obstáculo se você não cuidar dele no primeiro dia.* 100007*
Protetor solar, roupas com UV – Proteção, chapéu ou boné é muito importante para que você tenha uma travessia agradável.
Ao final de cerca de 79 km chegamos a Baixa Grande. Uma pequena aldeia com poucas famílias que nos recebe para almoço e pernoite. Baixa Grande é como um oásis no meio dos Lençóis Maranhenses.
Lá você tem um pouco de vegetação, as casas dos moradores e você pode aproveitar a tarde interagindo com as pessoas que moram lá e conhecendo o modo de vida que vejam os animais que ali vivem com eles e no final da tarde vão até a duna mais próxima para ver um lindo pôr do sol.
BAIXA GRANDE CORAÇÃO DO PARQUE DOS LENÇÓIS MARANHENSES
Downtown Atins é um ótimo ponto de partida para uma das aventuras mais incríveis do mundo. Com uma paisagem única que mistura dunas e lagoas cristalinas a perder de vista, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses abriga as vilas de pescadores de Baixa Grande e Queimada dos Britos.
Esse cenário tem sido o cenário para filmes como Casa Areia e essas comunidades recebem viajantes para dormir em redes. A travessia completa é feita em uma aventura de 3 dias ou vários dias chamada Lençóis Desconhecidos. Entre em contato com nossos agentes