Fonte: https://www.feriasbrasil.com.br/ma/lencoismaranhenses/

Considerado um dos destinos mais bonitos do país, os Lençóis Maranhenses combinam quilômetros de dunas brancas salpicadas de lagoas de água doce, ora azuis, ora verdes. A porta de entrada para o paraíso, protegido pelo status de Parque Nacional, é o município de Barreirinhas. A partir daí começa a exploração da paisagem, que se torna ainda mais exuberante entre os meses de junho e setembro, quando as lagoas ficam completamente cheias.

Para conhecer os cartões postais mais importantes de Lençóis – e outros lugares pouco conhecidos – o apoio das agências de viagens é fundamental. Por exemplo, para entrar na reserva é necessário acompanhar um guia credenciado.

Já para circular pela região repleta de caminhos arenosos e rios, somente em veículos 4×4 ou de barco. Estas são as únicas formas de chegar às Lagoas Azul, uma vasta piscina que faz jus ao seu nome; e Bonita, que exige escalar uma duna de 40 metros de altura.

No entanto, todos os sacrifícios serão recompensados ​​pelos banhos refrescantes, pelas paisagens únicas e pelo pôr do sol em meio às montanhas de areia.

Há também jipes e barcos que o levarão às aldeias vizinhas com atrações menos exploradas. Santo Amaro do Maranhão abriga a maior lagoa da região, a Gaivota.

A vila de Atins é o acesso mais fácil à praia de Lençóis, com 70 quilômetros de extensão e totalmente deserta – exceto na época dos ventos, que atrai Adeptos do kitesurf brasileiro e estrangeiro, que fazem barulho na paisagem fantástica.