Lençóis Maranhenses: onde fica

Explorando os Lençóis Maranhenses: Desvende um paraíso selvagem e inexplorado no coração do Maranhão. Localizado a apenas 250 km da vibrante capital São Luís, você encontrará o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Com uma área de 155.000 hectares (maior do que a cidade de São Paulo!), este deserto de 70 km de litoral é uma verdadeira jóia escondida para os amantes da natureza e aventura. Imagine uma paisagem surpreendente e inesquecível: dunas intermináveis, lagoas cristalinas e uma fauna rara. Este é o paraíso dos Lençóis Maranhenses!

Lençóis Maranhenses: aeroportos perto

O melhor aeroporto para quem deseja viajar para os Lençóis Maranhenses é o Aeroporto Internacional de São Luís, que recebe voos diretos de várias cidades do país como: B.: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Belém , Recife, Porto Alegre e Teresina.

Lençóis Maranhenses: quando ir

A melhor época para visitar Lençóis é entre maio e início de outubro, quando as lagoas estão cheias. As numerosas e coloridas lagoas são formadas pelas chuvas de dezembro a maio.

No resto do ano não chove e as lagoas secam. No entanto, alguns moradores afirmam que alguns nunca secam, então vale sempre a pena parar – também porque há dunas, manguezais e bancos de areia para explorar lá também!

10 motivos para conhecer os Lençóis Maranhenses

1. Explorar o Nordeste do Brasil

Quando pensamos em belas praias de águas calmas e areia fina, vem à mente o Nordeste. O litoral maranhense é um dos mais belos do Brasil, com praias imperdíveis de tirar o fôlego.

São quilômetros de litoral sem ver uma única pessoa ou prédio. E além da praia, há vários cenários para explorar como rios, nascentes, dunas e claro os Lençóis.

2. Visitar o Centro Histórico de São Luís

Descubra a verdadeira riqueza do Maranhão – a capital histórica, cidade única fundada pelos franceses e lar de um dos mais antigos casarões coloniais do Brasil.

Pare por pelo menos algumas horas durante sua viagem para Lençóis e mergulhe na beleza e cultura única desta cidade rica em história, com edifícios de azulejos portugueses e vários museus e prédios públicos para explorar.

3. Voltar a ser criança subindo e descendo as dunas infinitas

Viva a emoção de escalar as imensas dunas dos Lençóis Maranhenses a partir de Barreirinhas, a porta de entrada para este paraíso natural. Preparado para desafiar a gravidade com cada passo, você será recompensado com lagoas de águas cristalinas e vistas deslumbrantes a cada topo de duna alcançado.

O passeio pelas lagoas famosas, como a Lagoa Azul e a Lagoa do Peixe, é uma experiência inesquecível e o pôr do sol na Lagoa da Esperança, observado do topo de uma duna, é simplesmente divino. Não perca a oportunidade de desfrutar dessas maravilhas da natureza.

4. Passear de barco e de 4×4 entre a floresta e as dunas

Os passeios às lagoas são realizados em veículos 4×4. Carros levam os viajantes pela vegetação de Lençóis, permitindo observar a variedade de plantas que crescem neste verdadeiro deserto. Tamarindos caem no seu colo ao longo do calçadão, e vaga-lumes acompanham o pôr do sol na pista de areia já escura. Uma aventura!

As margens do Rio Preguiças são ainda mais impressionantes. Árvores monumentais, ilhas fluviais, dunas de um lado e riachos do outro. O passeio de lancha pode até abalar os passageiros, mas você vai se deparar com um cenário que vale a pena.

5. Tomar banho de rio. E de mar. Quase ao mesmo tempo.

Caburé. Esta pequena vila de pescadores sem eletricidade está localizada entre o Rio Preguiças e o mar. Você pode ficar na rede à beira do rio e curtir a praia de água doce ou caminhar 2 minutos e chegar a uma praia deslumbrante e deserta logo atrás. O passeio permite que você se divirta no local, almoce, alugue um quadriciclo para passear pela praia ou apenas aproveitar o sol.

6. Ver o encontro do rio com o mar

A Vila de Atins é onde você pode realmente ver o encontro do rio com o mar. O ponto culminante de toda a beleza que vemos no calçadão dos Pequenos Lençóis. Também é possível ficar lá e esquecer o mundo (ainda mais).

7. Andar de monomotor e ver os Lençóis do alto

Este é sem dúvida o ponto alto da viagem (desculpe o trocadilho). Só do alto podemos apreender a dimensão da grandiosidade e beleza desta paisagem.

O passeio dura meia hora e percorre todos os locais visitados por terra. Apesar de sermos rápidos, observar e fotografar de cima nos dá uma ideia melhor dos 1.550 km² de Lençóis. A área é maior que a cidade de São Paulo.

8. Comer bem no Maranhão pagando pouco

Prepare-se para uma verdadeira orgia gastronômica no Maranhão! A região é uma verdadeira meca para amantes de frutos do mar e carnes secas, oferecendo porções gigantes que podem servir até 4 pessoas. Não tenha medo de pedir meia porção se a fome não acompanhar.

A noite em Barreirinhas é ainda mais animada com seus inúmeros restaurantes na avenida Beira-Rio, onde você pode curtir as delícias da culinária local. Não perca a oportunidade de experimentar o sorvete artesanal de frutas da região, especialmente o de açaí, que é simplesmente divino.

9. Visitar um cenário que parece saído de um filme de ficção científica

Tanto do alto quanto do meio dos Lençóis temos a mesma sensação: o lugar é diferente de tudo. Parece falso! Você tem que ir para entender.

10. Relaxar de verdade e esquecer da vida

Relaxar é quase uma obrigação em Lençóis. Célula? Só para tirar fotos. E o que você ouve o tempo todo é apenas o vento soprando. Não se surpreenda se você acabar dormindo na rede. Isso também é sinônimo de aproveitar cada segundo.