Os Lençóis Maranhenses são um dos lugares mais espetaculares da Terra. Com sua combinação única de lagoas cristalinas e dunas intermináveis, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma obra-prima da natureza. A paisagem que se desenrola aos seus olhos será inesquecível e as experiências que você terá lá serão marcantes. Prepare-se para ser envolvido por sua beleza surpreendente e mergulhar em momentos inesquecíveis. Aqui estão 7 motivos que provam que os Lençóis Maranhenses são um dos lugares mais incríveis do planeta e merecem ser visitados.

Uma formação curiosa e excepcional nos Lençóis Maranhenses

Os Lençóis Maranhenses são uma obra prima da natureza, criados por uma combinação de fatores geológicos e climáticos. A ação marítima traz sedimentos compostos principalmente de quartzo que são moldados pela força de ventos imponentes de até 70 km/h, criando as famosas dunas de areia branca. Juntamente com a alta pluviosidade, que acumula-se na água doce das lagoas, e a atividade do lençol freático, a natureza cria um cenário de beleza surpreendente, composto por lagoas de água cristalina, com tons variados de azul e verde.

Cada lagoa é única e é criada pela combinação perfeita da chuva, sedimentos e ventos. A profundidade da água atinge até 5 metros na época de inundação, criando uma paisagem de tirar o fôlego, que atrai turistas de todo o mundo. A natureza é uma artista e, com os Lençóis Maranhenses, ela mostra sua perfeição.

O sobrevoo pelas lagoas dos Lençóis Maranhenses revela uma paisagem que é única no mundo

A bordo de um monomotor com partida do Aeroporto de Barreirinhas, uma viagem de cerca de 30 minutos sobre a vastidão dos lagos dos Lençóis Maranhenses revela um cenário imperdível: o infinito das dunas, repletas de águas cristalinas e parecendo folhas em seus encontros, estendendo-se toda a paisagem – daí o nome do parque nacional. Ainda mais fotogênico, principalmente nos meses de julho a outubro, quando a chuva enche as lagoas.

Você pode fazer um dos trekkings de verão mais autênticos que existem

A famosa travessia dos Lençóis Maranhenses consiste em 3 noites e 4 dias de caminhada, sendo que um deles começa cedo, às 3h, percorrendo 17 quilômetros por dia. É a melhor forma de conhecer a vastidão do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses e chegar a lugares impossíveis sem caminhar (veículos são proibidos no parque). Se você ficar em Atins e Santo Amaro chegará a lagoas desertas onde poderá ficar sozinho, mas a experiência é ainda mais deslumbrante ao atravessá-la – você e seu grupo são as únicas pessoas por quilômetros nas dunas. A hospedagem, alimentação e infraestrutura geral são simples: as pessoas dormem em redes nas casas dos indígenas.

Desconexão com a conectividade e conexão com a natureza

Os Lençóis Maranhenses são a escapada perfeita para aqueles que buscam uma pausa na correria da vida moderna. Com uma paisagem de tirar o fôlego, composta por lagoas cristalinas e dunas intermináveis, esse paraíso natural incentiva a desconexão total da tecnologia.

Enquanto Barreirinhas, a base principal, oferece sinal de telefone e internet, em Atins o sinal é limitado e em Santo Amaro, a cobertura é parcial. No entanto, dentro do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, você estará completamente desconectado do mundo virtual, mas completamente conectado à vibrante energia da natureza. Mergulhe nesta experiência única de total tranquilidade e paz.

Oásis mesmo fora de um deserto clássico

Os Lençóis Maranhenses são como um grande deserto se não tivesse chovido 300 vezes mais do que, por exemplo, no Saara africano. Confundindo alguns, mas a região dos Lençóis Maranhenses não é um deserto. Desertos são lugares com total indisponibilidade de água. E se tem uma coisa que você encontra nos Lençóis Maranhenses é a água. Isso favorece o surgimento de incríveis oásis pontuados por uma bela vegetação verde no meio das dunas de areia. Caminhar pelas trilhas da Lagoa da Bethânia, Emendadas e Lavada em Santo Amaro do Maranhão tem mais chances de encontrar essas formações surreais.

Nada melhor que viajar com uma mala para desapegar e entrar no clima relax

Se você está prestes a visitar os Lençóis Maranhenses, preparar sua mala é uma parte importante para aproveitar ao máximo sua viagem. Aqui estão as sugestões do que levar: roupas leves como vestidos, camisas de linho, camisas soltas, biquínis, fatos de banho, calções de banho, havaianas, protetor solar, chapéu, óculos, garrafinha, sarongue ou toalha, bolsa de praia ou mochila, GoPro, boia, cartas, palavras cruzadas, livros e carregador portátil.

Leve apenas o essencial para que você possa viajar com uma mala leve e compacta. Assim, você pode dedicar mais tempo a desfrutar da paisagem incrível das lagoas de águas doces e cristalinas, mergulhar sem preocupações e tirar fotos inesquecíveis. Além disso, você pode descansar durante a noite com alguns livros ou jogos divertidos. Então, junte todos os itens essenciais e parta para uma viagem inesquecível!