Todo mundo conhece os Lençóis Maranhenses, ao vivo ou virtualmente. Embora seja um destino turístico popular, existem rotas alternativas que poucas pessoas conhecem. Então prepare-se para muita caminhada. Hoje o blog Vida ao Ar Livre conta tudo sobre a Travessia dos Lençóis Maranhenses.

Onde ficam e como chegar aos Lençóis Maranhenses?

Descubra o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, uma jóia escondida no estado do Maranhão, localizada às margens do Rio Preguiças no litoral leste. Com uma área de mais de 155.000 hectares, incluindo os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas, este é um destino único e inesquecível.

Comece sua jornada voando para São Luís, capital do Maranhão, e continue de carro por uma viagem de 4 horas até Barreirinhas, a principal porta de entrada do parque. Uma vez lá, prepare-se para uma aventura a pé, explorando lugares intocados onde poucas pessoas já pisaram. Não há um itinerário definido, aproveite para escolher o seu próprio caminho e desfrutar da solidão e da beleza da natureza.

Melhor época para fazer a Travessia dos Lençóis Maranhenses?

A Travessia dos Lençóis Maranhenses é uma aventura que oferece um contato único com a natureza e as comunidades locais. Com três dias de trekking de cerca de 35 km, você se deparará com cenários deslumbrantes e uma série de desafios físicos, como subidas e descidas de dunas, intensos raios solares e trilhas que exigem um quadríceps bem treinado.

A sua jornada começa na vila de Canto do Atins e passa por comunidades pouco exploradas, como Baixa Grande e Queimada dos Britos, antes de chegar a Betânia, onde você pode nadar nas margens do Rio Alegre. Depois, é hora de seguir com veículos 4×4 até Santo Amaro, Lagoa da Gaivota e Sangue, onde você será transferido de volta a São Luís.

Durante a travessia, você terá a chance de viver momentos únicos, como refeições nas casas dos moradores locais, pernoites em redes e compartilhar experiências com essas pessoas. Além disso, você estará contribuindo para o desenvolvimento socioambiental e econômico dessas comunidades, que se beneficobrem em meio a uma das paisagens mais belas do Brasil.

O melhor momento para fazer a Travessia é entre Junho e Setembro, quando as lagoas de Lençóis estão abastecidas com água. Então, se você procura por uma experiência incrível e desafiante, não perca a chance de descobrir a Travessia dos Lençóis Maranhenses.