Desperte sua aventura e mergulhe no mundo natural mais deslumbrante do Brasil! O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é a terceira beleza mais incrível que você pode encontrar no país. Com suas dunas intermináveis, lagoas de água da chuva e uma incrível variedade de vida selvagem, você não pode perder a chance de explorar esse paraíso.

Com 155.000 km² de natureza intocada, você terá a oportunidade de se aventurar nas trilhas, conhecer espécies animais exclusivas e desfrutar de atividades incríveis, como kitesurf nas lagoas de Atins. Não perca a chance de adicionar este destino incrível ao seu roteiro de viagem e se prepare para se apaixonar pelos Lençóis Maranhenses.

Atenção: prepare-se para a chance de se apaixonar perdidamente pelos Lençóis Maranhenses e planejar uma viagem imediata. Descubra tudo o que você precisa saber sobre esse paraíso natural e viva uma experiência inesquecível!

Onde fica o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Os Lençóis Maranhenses: um paraíso natural com 155.000 km² de beleza exuberante. Localizado no norte do Maranhão, a 250 km de São Luís, a capital do estado, esse parque nacional é o lugar perfeito para os amantes da natureza.

Com seus campos de dunas sem fim, belas lagoas cristalinas e uma vasta área de vegetação nativa, os Lençóis Maranhenses são um verdadeiro paraíso para os amantes de ecoturismo. Com mais de 112 espécies de animais, esse destino oferece uma riqueza incrível para ser explorada.

Para aproveitar ao máximo sua viagem, é preciso se hospedar nas três cidades que compõem o Parque Nacional: Barreirinhas, Santo Amaro e Atins. Cada cidade oferece uma experiência única e acesso a diferentes pontos do parque, o que torna a viagem ainda mais emocionante.

Em Atins, por exemplo, o kitesurf é a atividade principal, e você pode aproveitar para experimentar essa emoção nas maiores lagoas dos Lençóis Maranhenses. Aproveite essa viagem para explorar todas as maravilhas desse paraíso natural e se apaixonar pelos Lençóis Maranhenses.

Como chegar nos Lençóis Maranhenses

Experimente a aventura dos Lençóis Maranhenses, localizados no estado do Maranhão! A maneira mais eficiente e econômica de chegar lá é voando para o Aeroporto Internacional de São Luís – Marechal Cunha Machado.

São Luís, apesar de não ser a porta de entrada para Lençóis, é a cidade que dá acesso a três entradas oficiais: Barreirinhas, Santo Amaro e Atins. E como essas cidades não possuem aeroportos, São Luís se tornou a primeira parada no caminho para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

O trajeto para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses pode ser feito por transfer ou ônibus, com duração de cerca de 3h30 e, em geral, passa por Barreirinhas, que é a cidade com a melhor infraestrutura. Caso você escolha Santo Amaro, a cidade mais próxima dos Lençóis Maranhenses, a caminhada pode ser um pouco mais desafiadora, já que não há estrada direta para o centro. Mas, com certeza, atravessar um rio se tornará um passeio inesquecível!

Por fim, se você optar por Atins, o trajeto é bem difícil, exigindo uma viagem primeiro para Barreirinhas ou Santo Amaro e depois outro transporte até a vila. Se você busca aventura, essa é a opção ideal para você!

Destinos próximos dos Lençóis Maranhenses

Numa viagem para os Lençóis Maranhenses há muito o que se fazer e conhecer, inclusive nas cidades próximas. Assim, com apenas uma viagem, é possível conhecer mais de um, dois, três e até mesmo, quatro lugares!

E tudo sem sair do plano inicial.

À vista disso, confira logo abaixo os destinos próximos dos Lençóis Maranhenses que você pode adicionar ao seu roteiro.

São Luís do Maranhão

São Luís é a capital do estado do Maranhão e também o ponto de partida da viagem aos Lençóis Maranhenses. Por outro lado, São Luís também pode ser um ótimo passeio!

Por exemplo, você pode passar a manhã na cidade e dirigir até o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses à tarde para aproveitar ao máximo. O centro histórico de São Luís é encantador e merece uma visita. É uma piscina cultural e de lazer que convida a passeios de apreciação e com bons lugares para parar.

A propósito, os casarões do centro são tombados e muito bem preservados, que formam ótimos cenários para fotos . E olha, é uma casa mais fofa que a outra, toda colorida e com muitas flores. Muito legal!

Ah, a Igreja da Sé é uma parada boa e curiosa, pois foi inaugurada em 1699 e tem muita história. Recomendo também uma visita ao Teatro Arthur de Azevedo que está aberto para visitas e é sempre palco de apresentações musicais.

Jericoacoara

Apesar de estarem em estados diferentes, muitas pessoas se juntam aos Lençóis Maranhenses e Jericoacoara (Ceará), principalmente porque fazem parte da Rota das Emoções.

Mas diferente de São Luís, você não pode fazer Jericoacoara em poucas horas para aproveitar , então reserve alguns dias para conhecer esse lindo lugar!

Finalmente, Jeri é conhecida por suas muitas lagoas e praias, e cada ponto turístico deve ser apreciado por pelo menos três horas.
Ah, Jericoacoara abriga Pedra Furada, Lagoa Azul e Árvore da Preguiça, três passeios muito famosos e responsáveis ​​por boas fotos e lembranças.

Delta do Parnaíba

Assim como Jericoacoara, o Delta do Parnaíba faz parte da Rota das Emoções e é imperdível!

O Delta do Parnaíba está localizado no Piauí, na divisa com o Maranhão e no município de Parnaíba, a apenas 185 km. de Barreirinhas.

E embora a viagem possa ser feita em poucas horas, reserve alguns dias para aproveitar tudo o que o delta tem a oferecer porque você vai querer ficar para sempre! Então um dia não seria suficiente.

O delta ocorre na foz do rio Parnaíba, que se divide em vários canais e forma ilhas.

Por causa disso, você encontrará praias , lindas Dunas e lagoas tão lindas quanto as dos Lençóis Maranhenses e você pode ver a produção de caranguejos nos manguezais locais.

 

Rota das Emoções

A Rota das Emoções é uma aventura inesquecível que leva você através de três estados no nordeste do Brasil: Maranhão, Ceará e Piauí. Nessa jornada, você pode esperar explorar reservas naturais incríveis, paisagens deslumbrantes, e desfrutar do sol, da água e da areia.

A Rota das Emoções é conhecida pr ser um dos autódromos mais famosos e bonitos do Brasil, e atualmente é uma parada obrigatória para qualquer roteiro de viagem. Aqui, você pode visitar lugares icônicos, como os Lençóis Maranhenses, Jericoacoara e o Delta do Parnaíba, cada um com suas próprias atrações e encantos.

Além desses destinos, você também pode visitar outras praias incríveis, como a Praia de Tutóia no Maranhão. E, embora alugar um carro possa ser uma opção, viajar de ônibus é uma opção mais barata e conveniente, pois muitos passeios da Rota das Emoções são realizados somente em veículos registrados.

Por fim, se você quer aproveitar ao máximo a Rota das Emoções, recomendamos que você planeje pelo menos 12 dias para a viagem. Fazer isso em 8 dias é possível, mas você pode acabar sentindo que está correndo e perdendo alguns lugares interessantes.

Chapada das Mesas

A Chapada das Mesas é um destino ainda pouco explorado no Brasil, mas que vale muito a pena conhecer! Localizada no Maranhão, na cidade de Carolina, a Chapada das Mesas é lar de diversas cachoeiras e passeios aquáticos, como o lindo Poço Azul.

No entanto, a Chapada é bem afastada de São Luís (854 km), então recomendo passar primeiro pelos Lençóis Maranhenses e em seguida ir até ela. E, quem sabe, cruzar a fronteira e conhecer Tocantins.

Recomendo fortemente uma passada na Cachoeira do Romão e na Cachoeira da Prata!

O que fazer nos Lençóis Maranhenses

Prepare-se para uma viagem incrível com as três entradas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses: Barreirinhas, Santo Amaro e Atins. Escolha a cidade que mais lhe agrada e prepare-se para desfrutar de paisagens deslumbrantes e atividades emocionantes.

Você não acredita em visitar quatro lagoas por dia? Pois é verdade! As agências de turismo local prepararam circuitos imperdíveis que permitem que você explore os Lençóis Maranhenses de forma intensa e profunda. Prepare-se para aventurar-se em um barco, um jardineiro ou um 4×4, e em alguns casos, até para uma caminhada de 2 horas!

Mas não se preocupe, pois as viagens são muito ricas e vão além do simples caminho até a lagoa. Você terá a oportunidade de parar nas dunas e nadar nas lagoas, além de curtir o sol e tirar fotos incríveis.

E as atrações do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses não param por aí! O Rio Preguiça é perfeito para o mergulho, enquanto o Mar de Atins é ótimo para o kitesurf. E as pousadas da região oferecem acesso fácil a todas essas atividades.

E para fechar com chave de ouro, visite as principais lagoas de Atins, Barreirinhas e Santo Amaro e sinta o impacto da beleza desses lugares em cada uma dessas cidades. Não perca mais tempo, programa sua viagem para os Lençóis Maranhenses agora mesmo!