Se a imensidão das dunas e lagoas que cobrem os 155 mil hectares do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses já impressiona em fotografias, pessoalmente, então, não dá outra: é paixão na certa, logo à primeira vista. E que vista, hein! Tecidos com imenso capricho pela natureza, os Lençóis Maranhenses são formados por um conjunto de ecossistemas que, entre restingas e manguezais, é dominado pelas majestosas esculturas de areia. Quer saber mais sobre este destino? Confira agora as principais dicas sobre os Lençóis Maranhenses.

Principais dicas sobre os Lençóis Maranhenses 

Onde ficar 

Quem pretende visitar os Lençóis Maranhenses tem algumas opções de cidades para se hospedar, como por exemplo Barreirinhas, Santo AmaroAtins. Entretanto, uma delas merece destaqueBarreirinhas. A 254 km da capital São Luís, é o maior polo comercial e hoteleiro da região e, também, o principal ponto de acesso a alguns dos cartões-postais mais visitados do destino, como o Rio Preguiças e as lagoas Azul e Bonita. Vale a pena visitar! 

Quando ir aos Lençóis Maranhenses 

Por incrível que pareça, a estação chuvosa é a época ideal para visitar os Lençóis Maranhenses, pois as lagoas estão cheias. Isso permitirá que você conheça as diferentes piscinas de água doce espalhadas entre as dunas. A estação chuvosa geralmente dura de janeiro a junho. A partir de setembro, quando termina a estação chuvosa, as lagoas tendem a secar. Em outubro costumam ficar ainda mais vazios, e entre novembro e dezembro praticamente desaparecem.

Atenção: a alta temporada na região vai de meados de junho a agosto. Porque nesses meses há uma grande chance de que os dias estejam ensolarados e as lagoas ainda estejam cheias. Quem não pretende visitar a região na época das chuvas dificilmente verá as lagoas de água; Por outro lado, você pode investir em passeios pelas dunas e praias.

Como chegar 

Conforme mencionado no início deste post, os Lençóis Maranhenses estão localizados no Maranhão, a pouco mais de 250 km da capital, São Luís. A melhor opção para quem deseja chegar aos Lençóis Maranhenses, portanto, pelo Aeroporto Internacional de São Luís. É possível chegar lá com voos diretos de várias cidades brasileiras.

No entanto, de São Luís deve-se pegar a estrada para Barreirinhas, capital dos Lençóis Maranhenses, que é a mais fácil de chegar. A viagem por terra dura em média quatro horas. Por outro lado, para quem não quer alugar carro, há transporte público, ônibus e vans.

Fora de Barreirinhas, outras cidades permitem o acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, como Santo Amaro e a vila de Atins. No entanto, qualquer uma das duas últimas opções exigirá que você contrate um transfer para pelo menos parte do caminho.

Paradas tradicionais

O Rio Preguiças não só faz parte do caminho para o parque nacional, pois deve ser atravessado de balsa, mas também oferece muitas atrações para os marítimos. Ou seja, você pode praticar mergulho, contemplar a paisagem e se divertir em passeios de voadeira (lancha) que levam às graciosas vilas de pescadores que margeiam suas margens. Além disso, os amantes do kitesurf, windsurf e stand-up paddle vão encontrar na região todas as condições para praticar estes desportos. Ao mesmo tempo, aproveite para apreciar a bela vista panorâmica do Farol Preguiças.

Passeios que não podem faltar pelos Lençóis Maranhenses

1. Caminhe pelas dunas e faça os circuitos mais conhecidos

Com cara de cinema, o passeio pelo maior campo de dunas do Brasil, que é conduzido por veículos 4×4, pode ser dividido em circuitos. As mais famosas são as que passam pelas Lagoas do Azul e Bonita. Isso porque incluem outras belezas naturais, como as Lagoas da Preguiça, Esmeralda, Peixe e até Clone, assim chamadas porque serviram de cenário para a novela homônima exibida pela Rede Globo entre 2001 e 2002. Imperdível!

2. Reserve um bom tempo para explorar as outras lagoas

De longe, nos Lençóis Maranhenses, as lagoas são os ladrões de cena. Por esta razão, eles não devem estar faltando no seu script. Entre elas, merecem destaque as lagoas de Emendadas e as de Santo Amaro do Maranhão. Na maioria das vezes, o passeio aos lagos começa com um veículo 4×4 e termina com uma caminhada pelas dunas. Se a quantidade de água permitir, banhos refrescantes são permitidos!

Aproveite para se deixar deslumbrar pelas belas paisagens que só os lagos podem oferecer e ficar 100% em contato com a natureza um lugar quase sem intervenção humana. Além disso, é claro, você curte as incríveis formações de dunas que merecem vários disparos fotográficos, principalmente ao pôr do sol, certo?

3. Conheça as praias, claro!

Em meio aos lençóis maranhenses, as praias não ficam para trás, ao contrário, elas são um tesouro a ser descoberto. A praia de Atins é um verdadeiro oásis para quem busca aliar o esporte de kitesurf ao descanso em meio a natureza. Além disso, é possível visitar a vila de pescadores, o Canto do Atins, e mergulhar na cultura local.

Outra praia digna de destaque é a Praia de Caburé, que fica a uma hora de lancha de Barreirinhas. A paisagem é única, com uma faixa de areia separando o mar do Rio Preguiças. Para quem busca um lugar ainda mais afastado, a Praia da Travosa é a escolha ideal. Para chegar até lá, é preciso fazer um tour saindo de Santo Amaro, mas a vista compensa todo o esforço. Não perca a oportunidade de conhecer essas joias escondidas dos Lençóis Maranhenses!