fonte:https://guia.melhoresdestinos.com.br/

A areia branca e fina marca o caminho paradisíaco que os viajantes percorrem pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. As lagoas de água doce entre as dunas criam um cenário único em todo o mundo e é impossível não se emocionar ao chegar ao topo da paisagem e ver a imensidão dos Lençóis Maranhenses. Localizado a noroeste do Maranhão e a 250 km da capital, São Luís, os Lençóis Maranhenses atraem turistas em busca do fenômeno único das lagoas entre as dunas à beira-mar. E o melhor dos Lençóis Maranhenses é que a cada novo trecho de água entre as dunas, a sensação de paraíso se repete. Está planejando ou sonhando com uma viagem aos Lençóis Maranhenses? Prepare-se para conhecer um dos lugares mais incríveis do Brasil e do mundo!

Se você for aos Lençóis Maranhenses

Se for aos Lençóis Maranhenses, deve estar atento ao calendário, para veja o fenômeno das lagoas no meio das dunas. A alta temporada dos Lençóis Maranhenses ocorre durante e logo após a estação chuvosa, especificamente entre abril e agosto. No auge da seca, de outubro a dezembro, quase todas as lagoas desaparecem e a paisagem manchada de água se transforma em um vasto deserto. Mas a verdade é que os Lençóis Maranhenses são lindos o ano todo, com lagoas cheias ou não. Saiba mais sobre quando viajar para os Lençóis Maranhenses.

Nenhuma paisagem do mundo se compara aos Lençóis Maranhenses. Só isso já é motivo suficiente para visitar a região. Independentemente de ser um cenário único, os Lençóis Maranhenses conquistam todos os turistas por sua intensa imersão em pura beleza. E para ter certeza, é só assistir a um pôr do sol nas dunas ou em uma das lagoas. Não será difícil se apaixonar pelo destino. Acontece no mundo todo.

Confira mais dicas sobre o que fazer nos Lençóis Maranhenses e os passeios mais importantes nos Lençóis Maranhenses!

Como chegar aos Lençóis Maranhenses

Chegar aos Lençóis Maranhenses pode não ser a tarefa mais fácil, mas com certeza vale cada segundo de viagem! Quem visita os Lençóis Maranhenses tem três bases principais para passeios na região: Barreirinhas, Santo Amaro e Atins. E o ideal para ver boa parte do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é conhecer os três. O único aeroporto da região é o Aeroporto de Barreirinhas, que é servido de São Luís apenas a um custo muito alto. Por isso, o Aeroporto Internacional de São Luís (SLZ) é o melhor aeroporto para quem deseja visitar os Lençóis Maranhenses.

Para chegar às três bases principais, você precisa de diferentes rotas e meios de transporte. O ponto de partida mais fácil de chegar de transporte público ou transfer privado direto de São Luís é Barreirinhas. Para Santo Amaro é possível contratar transfer privativo do aeroporto ou de Barreirinhas. Para quem vai a Atins, vale a pena pegar uma lancha ou 4×4 de Barreirinhas. Para os demais, a contratação de transfer de Barreirinhas é o ideal. Saiba mais sobre como chegar aos Lençóis Maranhenses.

Onde se hospedar nos Lençóis Maranhenses

Quem visita os Lençóis Maranhenses tem três bases principais: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. Apesar de estarem na mesma região, cada uma das bases tem características bem diferentes.

Barreirinhas é a base principal, que tem mais infraestrutura, maior oferta de restaurantes e a maioria dos hotéis e pousadas estão localizados em Lençóis Maranhenses. É também de onde partem a maioria dos passeios nos Lençóis Maranhenses, incluindo o viaduto dos Lençóis Maranhenses, os roteiros Lagoa Azul e Lagoa Bonita, a lancha ou 4×4 para Caburé (com Vassouras e Mandacaru), banho no Rio Formiga e também passeios para Atins e Santo Amaro. É a melhor opção para quem tem poucos dias de viagem.

Atins é a base mais rústica e descolada dos Lençóis Maranhenses. Localizada entre o mar e as lagoas do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Atins atrai muitos praticantes de kitesurf e um público mais jovem. O lugar, que ainda tem ruas de areia, é um paraíso pitoresco e cheio de charme. Atins é particularmente interessante porque oferece lagoas e praia em um só lugar. E a boa notícia é que ambos são facilmente acessíveis. Não é necessário fazer um passeio para aproveitar todos os dias.

Santo Amaro tem um estilo de vida real onde moradores e turistas vivem nos mesmos espaços. A cidade, que ainda mantém características rurais, é bastante tranquila e pouco movimentada. A vida passa muito mais devagar em relação a Barreirinhas. Mesmo que não seja a primeira opção de hospedagem para muitos turistas, vale dizer que as lagoas dessa região do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses são ainda mais bonitas e imponentes. E a vantagem é que como Santo Amaro fica praticamente dentro do parque nacional, o tempo de deslocamento da cidade até os pontos turísticos é bem menor.

Mais informações sobre hospedagem nos Lençóis Maranhenses.

Quanto tempo ficar nos Lençóis Maranhenses

Quanto mais tempo ficar nos Lençóis Maranhenses, melhor. A região oferece passeios incríveis e cada dia fica melhor que o anterior. E chegar aos Lençóis Maranhenses não é muito fácil, fique o maior tempo possível. Para conhecer os pontos turísticos básicos de Barreirinhas, a viagem dura de 4 a 5 dias. Depois de uma semana você tem tempo para ficar em outra base e conhecer Santo Amaro ou Atins. Agora se você quer conhecer tudo e ainda relaxar, dez dias é uma ótima opção para conhecer os Lençóis Maranhenses.

Você está planejando uma viagem aos Lençóis Maranhenses ou queria conhecer esse paraíso ? ? Veja tudo sobre os tempos de viagem, como chegar, as melhores opções de hospedagem e detalhes do passeio nos Lençóis Maranhenses. Você levará dez dias para conhecer bem a região, mas até um dia de viagem de São Luís vale a pena para curtir essa maravilha do Nordeste brasileiro.