A Jornada para o Paraíso: Descubra a Beleza Indescritível dos Lençóis Maranhenses! Uma combinação de dunas de areia branca e lagoas cristalinas como nunca antes visto, este é um destino sem igual, onde a beleza supera as imagens. Mergulhe na aventura das lagoas cercadas por dunas, mas saiba que há muito mais nesta região – incluindo praias e rios.

Localizado na zona de convergência de três biomas distintos, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem sido um destino popular há décadas. As cidades circundantes, Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz, oferecem opções de hospedagem e atividades. Opte por uma viagem de quatro dias e descubra ainda mais sobre este paraíso.

Para acessar os destinos mais remotos, você precisará de um veículo 4×4. Escolha passeios privados para atender a pessoas com mobilidade limitada e deixe a organização da viagem com a gente. Prepare-se para uma experiência inesquecível nos Lençóis Maranhenses!

1º dia –  Circuito Lagoa Azul 

Embarque nesta jornada para o paraíso com 12 km de emoção em um veículo 4×4, até as belas lagoas de Preguiça, Esmeralda, Paz e Peixe. Aprecie as paisagens incríveis e mergulhe nas águas cristalinas. Não perca a oportunidade de aproveitar o pôr do sol deslumbrante. Não se esqueça de levar lanches e bebidas, já que não há lugares para se alimentar, mas os carros têm geladeiras para guardar seus pertences. Para os visitantes com limitações de mobilidade, não se preocupe, basta organizar um transporte adequado antecipadamente. Viva essa aventura inesquecível!

2º dia – Circuito Lagoa Bonita

Transforme seu passeio em Barreirinhas em uma aventura inesquecível! Conheça as lagoas de Maçarico, Clone (local do famoso filme da Rede Globo) e Lagoa Bonita. Embarque nesta jornada pelas areias brancas e cristalinas e prepare-se para desfrutar de uma paisagem deslumbrante.

Embora alguns pontos sejam um pouco menos acessíveis, com praias arenosas íngremes, a recompensa é grande. Surpreenda-se com piscinas de água cristalina e curta momentos inesquecíveis na natureza.

Diferentemente do Circuito Lagoa Azul, este roteiro oferece opções de lanches e refrescos em quiosques, para que você possa recarregar suas energias ao longo do caminho. Venha experimentar uma viagem que combina beleza e emoção.

3º dia –  Rio Preguiças, Mandacaru, Vassouras e Caburé

Navegue pelo Rio Preguiças em uma aventura incrível de 7 horas. Descubra a fauna, flora e cultura das vilas de Vassouras, Mandacarú e Caburé com paradas estratégicas e instruções de especialistas.

Refresque-se nas lagoas de Vassouras, admire a vista do Farol Preguiças de 35 metros de altura em Mandacarú, experimente a arte e comida típica e contemple a paisagem onde o Rio Preguiças encontra o mar na Praia de Caburé.

Almoce e aproveite o restante desta incrível viagem pelos Lençóis Maranhenses, onde as praias são uma surpresa inesperada neste paraíso de lagos.

4º dia – Sobrevôo nos Lençóis Maranhenses 

Embarque na aventura dos sonhos e experimente a beleza indescritível dos Lençóis Maranhenses do alto! Com um voo de 30 minutos saindo do Aeroporto de Barreirinhas, prepare-se para um mergulho inesquecível em uma das paisagens naturais mais deslumbrantes do mundo. Com três rotas para escolher, desde as principais lagoas, praias, dunas e vilas, é a oportunidade de capturar as vistas mais incríveis para guardar para sempre.

Por um preço um pouco mais elevado, vale cada centavo para vivenciar essa emoção única. E uma dica de ouro: escolha o momento ideal, seja no início da manhã ou no final da tarde, para obter as fotos mais impactantes. Descubra as empresas que oferecem esse roteiro e se jogue nesta aventura única!

Dunas que queimam o pé? Nada disso! 

O sol pode estar escaldante, mas as temperaturas das areias dos Lençóis permanecem sempre amenas. Isso acontece devido aos níveis do lençol freático que permitem a formação de lagoas e também o resfriamento do solo local. Ou seja, não se preocupe com os pés, mas não se esqueça do protetor solar para o resto do corpo, viu?

Talheres na mão porque a culinária do Maranhão…

É delicioso. Com o segundo maior litoral do país, os frutos do mar são a principal atração da gastronomia maranhense. Há camarões-rei, fritos em óleo de coco de babaçu ou moquecas de peixe frito. Tem também carnes secas, o açaí juçara, e um dos grandes destaques, o arroz de cuxá, uma mistura árabe, portuguesa e africana.

Por falar em comida boa

Uma dica de diversão é passear pela Avenida Beira Rio, em Barreirinhas, e escolher um barzinho ou restaurante com música ao vivo para curtir a noite no Maranhão.

Quando viajar para os Lençóis Maranhenses? 

As grandes atrações, as lagoas formadas entre as dunas livres, ficam em alto nível durante e logo após a estação chuvosa, que ocorre entre janeiro e maio. Portanto, viajar entre junho e agosto é a melhor época para se refrescar e nadar nas águas límpidas formadas pela água da chuva.

Evite os meses de outubro a dezembro quando você estará esperando no nível mais baixo estará pronto para a nova estação da água caindo do céu.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre esse destino incrível, só falta falar com a gente para personalizar e planejar sua próxima viagem.