Prepare-se para descobrir um dos mais belos destinos do Maranhão e descubra tudo o que há para fazer nos Lençóis Maranhenses conosco!

Os Lençóis Maranhenses Nacional é conhecido por sua vasta paisagem desértica com grandes dunas de areia branca e lagoas de águas pluviais O parque é um dos cenários mais idílicos do Brasil (já serviu até de aluguel para novelas como O Clone) e atrai milhares de turistas todos os anos.

São mais de 70 km de litoral e uma área de mais de 150.000 hectares (quase o tamanho da cidade de São Paulo!) onde as principais atrações são, claro, as dunas, onde você pode deitar, rolar e relaxar enquanto admira a paisagem e lagoas que convidam a um ótimo mergulho.
* 100006 * No entanto, também é possível incluir passeios divertidos em 4×4 e jardineiros, um sobrevoo no seu roteiro. Veja a região por outro ângulo e até faça aulas de kitesurf!

E se você não sabe como planejar sua viagem aos Lençóis Maranhenses eu encontro as melhores dicas de atividades, tempos de viagem, como chegar, onde ir estadia e muito mais!

Por que conhecer os Lençóis Maranhenses?

  • O parque atrai visitantes em busca do fenômeno das lagoas interdunares à beira-mar, no qual lagoas são formadas pelo acúmulo de água das chuvas do primeiro semestre, conferindo aos Lençóis Maranhenses sua paisagem única.
  • Os Lençóis Maranhenses fazem parte de um roteiro popular de 900 quilômetros de estrada, chamado Rota das Emoções, que inclui atrações turísticas de três Estados: Ceará, Maranhão e Piauí. Nele, você pode visitar uma variedade de destinos incríveis, como Jericoacoara e o Delta do Parnaíba.
  • Você vai encontrar mangues, rios e uma natureza exuberante por toda parte, além de um dos pores do sol mais lindos do país.

Onde fica os Lençóis Maranhenses

Os Lençóis ficam localizados dentro de um parque nacional na região nordeste do Maranhão, a cerca de 250 km da capital, São Luís.

Os municípios base para desbravar o parque são: Barreirinhas. Atins e Santo Amaro.

O que fazer nos Lençóis Maranhenses

Antes de mostrarmos o que fazer nos Lençóis Maranhenses, você precisa saber que os passeios são divididos nas três cidades-base de Barreirinhas, Santo Amaro e Atins.

A maioria desses passeios nos Lençóis Maranhenses são realizados de jipe ao ar livre ou jardineiros para apoiar as areias macias das dunas maravilhosas! Confira agora o que fazer nos Lençóis Maranhenses.

O que fazer em Barreirinhas:

Barreirinhas é a maior cidade da região e onde a maior parte dos turistas opta por se hospedar por possuir uma boa estrutura hoteleira. A grande maioria dos passeios nos Lençóis Maranhenses saem daqui. Conheça os principais.

1. Circuito da Lagoa Bonita

Se você está com pouco tempo o Circuito Lagoa Bonita deve estar no seu roteiro do que fazer nos Lençóis Maranhenses em 3 dias.

O passeio começa de carro até a balsa cruzando um rio então você tem uma hora de luz tempo de trilha. Mas todo o esforço vale a pena porque você descobrirá cerca de 8 lagoas e no final poderá assistir ao espetacular pôr do sol do alto das dunas.

2. Circuito da Lagoa Azul

Outro circuito famoso da região é a Lagoa Azul e vale muito a pena incluir na sua lista de passeios nos lençois maranhenses. Nele, você vai conhecer as lagoas da Preguiça, Esmeralda, Azul e do Peixe, todas excelentes para banho!

3. Sobrevoo pelos Lençóis

Este é um passeio imperdível e deve estar na lista do que fazer nos Lençóis Maranhenses para quem quer a vista mais surreal da região!

Voar sobre ele em um pequeno avião permite ver o dunas de altitude e contemplar a natureza.

O que fazer em Santo Amaro:

É em Santo Amaro que fica boa parte das lagoas dos Lençóis Maranhenses, pelo fato de ser a cidade mais perto do Parque Nacional.

Ela tem uma estrutura bem menor de pousadas que Barreirinhas, mas é um ótimo lugar para ter um maior contato com a cultura local, pois aqui vivem muitos pescadores.

Confira os passeios nos Lençóis Maranhenses para fazer em Santo Amaro.

4. Emendadas

Esse é um dos passeios nos Lençóis Maranhenses que exige preparo físico, pois é necessário caminhar por mais de 4 horas para chegar até as lagoas, o que recomendamos fazer um guia. Apesar de todo o esforço, vale muito a pena pela beleza das lagoas visitadas.

5. Lagoa da Gaivota

A Lagoa da Gaivota é uma das caminhadas nos Lençóis Maranhenses que se faz em jardineira entre as dunas, passando pela Lagoa do Peixe, Lagoa da Serra, Lagoa da Piscina, Lagoa da Gaivota e Lagoa da Andorinha. Apesar de serem parecidas por terem um tom de azul, cada uma tem uma beleza especial e por isso vale a pena ver todas!

O que fazer em Atins:

Atins é uma vila de pescadores e oferece menos opções de hospedagem que Barreirinhas e Santo Amaro. As ruas são de areia e tudo tem um estilo mais rústico. Há também algumas opções interessantes de passeios nos Lençóis Maranhenses, confira.

6. Kitesurf

Atins é uma ótima região para o kitesurf, principalmente de agosto a janeiro, quando os ventos estão mais fortes.

Que tal adicionar um curso experimental à sua lista de coisas para fazer nos Lençóis Maranhenses? A empresa Atins Kite Boarding oferece aulas particulares e em grupo. Os valores variam, consulte o site oficial do Atins Kite Boarding para mais informações.

7. Plânctons luminescentes

Esse é um passeio bem diferente para incluir na lista de o que fazer nos Lençóis Maranhenses. Em noites mais escuras você vai poder nadar no Rio Preguiças com plânctons luminescentes que ficam sob a superfície da água. A visão é surreal! Verifique na sua pousada sobre agências que oferecem esse passeio.