QUANDO IR AOS LENÇÓIS MARANHENSES

Os Lençóis Maranhenses escondem segredos incríveis e um deles são os lagos perenes. Não importa a época do ano, esses corpos d’água estarão sempre presentes para encantar os visitantes. Porém, cabe destacar que a quantidade de lagoas que nunca secam é bastante limitada, o que impacta na disponibilidade de passeios.

Se você quer experimentar a beleza única dos Lençóis Maranhenses, o período ideal para sua visita é entre o final de maio e o início de setembro. Neste momento, as lagoas estão transbordantes devido à redução das chuvas e aproveitar essa beleza é uma oportunidade única. Não perca a chance de vivenciar a majestade dos lagos perenes nos Lençóis Maranhenses!

COMO É O CLIMA NOS LENÇÓIS

Os Lençóis Maranhenses, localizados na primeira metade do ano, são impactados pela chegada das chuvas que preenchem suas lagoas. Por isso, visitar a região durante o período de dezembro a maio não é a escolha ideal. Além de haver o risco de encontrar tempo nublado e chuvoso, as lagoas sem sol não possuem a mesma beleza.

O momento certo para explorar a região é entre maio e setembro, quando as lagoas estão cheias e a quantidade de chuvas já diminuiu significativamente. Esses meses são os mais procurados por turistas, porém, se você deseja evitar preços elevados de voos e hospedagem, viaje no início de agosto.

Para ter uma visão mais completa sobre as condições climáticas, consulte o site WeatherSpark. Ele não apenas mostra o histórico de precipitação, mas também calcula o melhor momento para viajar, levando em consideração cobertura de nuvens, temperatura e umidade da água. Não perca a oportunidade de visitar os Lençóis Maranhenses nos meses certos e experimentar a beleza de suas lagoas!

QUANDO AS LAGOAS ESTÃO CHEIAS NOS LENÇÓIS

Apesar de uma história consistente, é importante acompanhar as chuvas dos anos atuais. Por exemplo, este ano de 2019 choveu muito, mas a chuva parou mais cedo.

Significa que o momento ideal para o turismo começou mais cedo, mas algumas lagoas também secarão prematuramente.Em geral, apenas as Lagoas das Emendadas (Santo Amaro), Lagoas do Peixe e Esperança (Barreirinhas) e Queimada dos Britos e Baixa grande (Zona Primitiva) permanecem perenes ao longo do ano.

O QUE LEVAR PARA OS LENÇÓIS MARANHENSES

A data de fundação é por volta de 1850, a partir desta data foi fundada a freguesia de Nossa Senhora de Barreirinhas pela Lei Provincial n. 481 de 18 de junho de 1858. Em março de 1938, Barreirinhas foi elevada à categoria de cidade.

De Barreirinhas você pode fazer as principais trilhas do Parque, incluindo os grandes Lençóis e os Pequenos Lençóis, que deram origem na região do Rio Preguiças (Vassouras, Caburé e Paulino Neves).