Vento e chuvas esculpiram a paisagem dos Lençóis Maranhenses. Mas esse parque enfrenta problemas

O Litoral do Maranhão, no Nordeste do Brasil, é conhecido por suas dunas que têm o formato de uma lua crescente e que, vistas do céu, parecem lençóis brancos secando ao sol em uma tarde ventosa. É uma terra mágica onde a natureza se encontra, com montanhas de areia, lagos, rios, oásis de vegetação e o mar como pano de fundo.

Em 1981, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi criado com o objetivo de proteger o ecossistema dunar e a vegetação de restinga da área de 155 mil hectares. Para a analista ambiental Carolina Alvite, é como estar em um mundo paralelo onde o verde ou o azul das lagoas dão a sensação de que o mar das Bahamas ou das Maldivas foi transportado para o Saara.

Um pouco mais sobre os Incríveis Lençóis Maranhenses

Há 27 anos, o geógrafo Antônio Cordeiro Feitosa, professor da Universidade Federal do Maranhão, tem estudado a dinâmica dos Lençóis Maranhenses com seus alunos. Eles descobriram que as dunas mais antigas se formaram há 12.000 anos e que essa área é um palco de processos sedimentares raros e intensos que alteram a paisagem por meio de ciclos sazonais severos.

Tudo começa quase 100 quilômetros a leste no delta do rio Parnaíba, cujo leito furioso carrega muita areia e argila para o mar. Outros rios, como o Preguiças, fazem o mesmo trabalho. A maior parte dos sedimentos é depositada na costa de Lençóis, onde as marés são altas e formam praias largas e rasas.

Então vem um vento que sopra implacavelmente em direção nordeste, especialmente durante a estação seca entre julho e dezembro, empurrando a areia para trás e esculpindo dunas até onde a vista alcança. A maioria das dunas é do tipo Barcana, em forma de meia-lua, com a parte convexa sempre voltada para o vento.

Conclusão

Em resumo, as dunas dos Lençóis Maranhenses são formadas por uma série de eventos naturais que começam no delta do rio Parnaíba e são moldadas pelas correntes marítimas, marés altas, ventos fortes e ciclos sazonais severos. Este é um deserto onde as miragens são reais e onde a natureza cria paisagens únicas e inesquecíveis