Lençóis: O deserto único e surpreendente, com lagoas cristalinas de cores azuis e verdes que brilham como jóias no meio da imensidão das dunas. Um dos mais belos destinos do Brasil, que atrai multidões há mais de 20 anos graças à rodovia que o conecta ao mundo.

Antes, este paraíso não oferecia conforto aos viajantes. Agora, estamos orgulhosos de ter contribuído para o seu crescimento e de apoiar as comunidades locais na geração de renda através do turismo e artesanato. Uma jornada épica a um lugar que certamente te deixará sem fôlego.

Onde fica os Lençóis Maranhenses

Está localizado no norte do estado do Maranhão, em uma vasta área da costa atlântica do nordeste do Brasil. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses ocupa uma área semelhante à Grande São Paulo.

Tradicionalmente, a área conhecida como Grandes Lençóis é visitada, mas há também os Pequenos Lençóis a sudeste.

Quando ir e a melhor época para viajar para os Lençóis Maranhenses

Lençóis é o destino perfeito para admirar as lagoas mais incríveis do mundo. De janeiro a meados de junho, as belas lagoas são formadas pelas intensas chuvas da região. A época ideal para visitar Lençóis é de abril a setembro, quando as lagoas estão cheias e o clima é ensolarado.

No entanto, outubro ainda é uma boa opção, mas as lagoas começam a secar. De novembro a janeiro, não é uma época recomendada devido aos lagos secos. Reservando conosco, forneceremos informações relevantes para otimizar sua viagem e garantir uma experiência inesquecível.

Como Chegar nos Lençóis Maranhenses

A melhor forma é pegar um voo para São Luiz do Maranhão, o aeroporto comercial mais próximo, que fica a uma média de 250km do parque nacional.

Depois é só pegar um transfer ou veículo para Santo Amaro do Maranhão ou Barreirinhas , uma das duas entradas principais do parque.

Ambas estão em extremidades diferentes. Barreirinhas é a mais desenvolvida e Santo Amaro do Maranhão é uma comunidade em crescimento que agora tem uma estrada asfaltada.

Atins também é outro ponto de entrada que pode ser alcançado a partir das dunas de carro. Ou pelo rio, de lancha.

O que fazer na sua viagem para Lençóis Maranhenses

Vamos separar essas dicas por cidade para facilitar a organização da sua viagem. Veja como organizamos nossos roteiros para você conferir nossas ideias de passeios, preços e hospedagem.

Santo Amaro

Santo Amaro é uma vila às margens do Rio Alegre que cresceu pela recente estrada asfaltada. A cidade tem pousadas simples, mas muito hospitaleiras.

O passeio clássico é visitar as lagoas do parque nacional. Os passeios podem ser feitos com veículos 4×4 adaptados para chegar às lagoas. Recomendamos ver o pôr do sol que tem lindas cores.

Recomendamos também visitar Espigão e Povoado da Betânia. Aldeia ribeirinha que enriquece a viagem com contacto cultural. Vale a pena almoçar na cidade para saborear pratos locais.

Barreirinhas

É a maior cidade dos Lençóis Maranhenses com uma média de 62.000 habitantes. Possui a melhor infraestrutura hoteleira e recebe grande parte dos turistas que visitam os Lençóis Maranhenses. Localiza-se às margens do Rio Preguiça.

Recomendamos também um passeio de 4×4 pelas Lagoas do Parque Nacional. Aqui encontramos a famosa Lagoa Azul, Lagoa do Peixe.

Vale a pena caminhar por ela, com parada para almoço no restaurante Dona Graças. E por fim, aproveite o pôr do sol e o final de tarde na Lagoa Bonita.

Outra excursão é fazer um passeio de lancha rápida no Rio Preguiça até o município de Tapuio e Marcelino. Vivem da produção da palha de buriti e da casa de farinha.

Em Marcelino, a Freeway apoiou uma cooperativa de artesãos que trabalham com palha de buriti. Muitos viviam de escambo e agora têm renda.

Na comunidade indígena de Tapuio, fazem farinha, tijolos e tijolos. Eles gostam de receber viajantes. Uma boa visita.

Atins

A cidade de Atins pode ser alcançada pelo Rio Preguiça de lancha ou por estrada de terra. Recomendamos ir de lancha e voltar de carro para conhecer os dois e desfrutar de uma experiência completa.

Bom ver os igarapés, manguezais, no caminho. Na foz do rio é um lugar muito agradável para ficar. A vila tem um charme único, é muito comum observar a prática de kitesurf no local.

Delta do Parnaíba

Para quem quer continuar curtindo a viagem, uma possibilidade é a extensão para Delta do Parnaíba, já na fronteira com o Maranhão. Na foz do Rio Parnaíba forma-se um lindo ecossistema.

São 5 braços, berçários, mangues e vida natural. E navegação acontece pelo foz do rio com parada na Ilha do Caju, porto das Barcas, em Parnaíba e outros belos lugares no caminho.

Rota das Emoções

Embarque na Jornada das Sensações e vivencie o melhor do litoral nordestino! A Rota das Emoções une Lençóis, Delta e Jericoacoara, apresentando o melhor dos estados maranhense, piauiense e cearense.

Você terá a oportunidade de explorar lugares únicos, como o Parque Nacional das Sete Cidades, e sentir a emoção de descobrir o que há de melhor na região. E chegando em Jericoacoara, prepare-se para se encantar com a charmosa vila cearense, cada vez mais procurada por viajantes em busca de beleza e tranquilidade.